1 de abril de 2012

Abaixo de Zero

Desapareça aqui


Abaixo de Zero é um livro que se desenvolve através de um amontoado de acontecimentos e lembranças da vida de Clay, um jovem muito rico de LA. Clay volta a sua cidade natal após o primeiro ano de faculdade que o manteve distante da família e amigos, é nessas férias que acontece a história do livro, mostrando diversos dilemas e angústias na vida do personagem

A narrativa é muito descritiva e não se tem um foco central, são apenas acontecimentos que ocorrem nas férias de Clay que vão se juntando mais ou menos linearmente. O personagem praticamente vaga pelas passagens e o autor acaba descrevendo muito as cenas, de forma que as coisas pareçam estar sempre acontecendo de forma arrastada, abafada, tediosa... Enfim, parece que os personagens estão sempre buscando diversão, tanto que as drogas e as bebidas tão presentes no conto vão deixando de ser um refúgio e passam a ser apenas um detalhe que trás pouca satisfação.

É muito legal ver a decadência dos personagens, todos muito ricos, mas pouco amados e pouco maduros. Os personagens se drogam, fumam, bebem, transam o tempo todo... Mas isso vai ficando cada vez mais como um plano de fundo, como disse. Essa decadência e o modo natural que os personagens encaram a morte, o sexo, a violência é algo brilhante! A vó de Clay definha pelo câncer e parece que ninguém está se importando; Clay não sabe diferenciar suas irmãs mais novas, que ele nem lembra dos nomes; Uma amiga de Clay vive praticamente sozinha em uma mansão e fica sabendo onde a mãe dela está através de matérias do jornal; o dublê do filme que morreu e o diretor nem ao menos sabia seu nome; o cadáver de um viciado que vira atração turística entre os amigos de Clay; os acidentes de trânsito, as mortes de animais, os carros que despencaram do penhasco... Uma infinidade de mortes, traumas, esquecimentos, friezas, silêncios...

Los Angeles ganhou vida na obra, talvez como nunca antes tenha ganho. O autor toda hora referencia ao leitor onde os personagens se encontravam, onde iam, por que ruas passavam. Ele também dava destaque a cena musical e as marcas, a todo momento havia alguém bebendo tal coisa e com a camiseta de tal banda, em tal bar se encontravam pessoas que ouviam tal música nova, etc.

Sobre Clay, ele é um personagem perdido, vazio, triste... Na história ele vaga por ai e sua única qualidade é  ter mais moral que a maioria dos seus amigos, mas isso não impede que ele seja um deles. Suas viagens de carro, o vento quente do deserto batendo no rosto, os coiotes uivando ao longe, a música saindo das caixas de som, os momentos de contemplação, o pôster do Elvis Costello olhando para a janela, o vale, a apatia e a rebeldia. Tudo será lembrado por mim por um longo tempo.


Quer ler dois trechos da obra? Clique aqui e aqui.

Abaixo de Zero

Lançamento: 1985
Autor: Bret Easton Ellis
Conceito: Muito bom, vale a pena ler.
História: Clay volta a sua cidade natal, Los Angeles, no período de férias da faculdade, suas primeiras férias. Em LA ele revê toda sua rede de amigos e família, quase todos decadentes, drogados, ricos e solitários. A história arrasta Clay por diversos lugares da região, revendo pessoas, lugares e lembrando de momentos da juventude. 
Porque é legal de ler: É uma espiral decadente, ao meio de uma narrativa muito bem descrita e detalhada. Retrata um pouco da década de 80, do mundo dos ricos e do mundo de rebeldia e podridão em que esses jovens entraram.
Melhor Personagem: Não há grandes destaques, todos veem e vão, deixam sua marca, mas é uma marca muito mais coletiva do que individual, destacar um seria o mesmo que destacar todos.
Frase: Desapareça aqui.


Um comentário: