14 de maio de 2011

Said the Whale

Para quem gostou de Hey Rosetta! talvez venha a apreciar as músicas feitas pelo também canadense Said The Whale.


A banda de Vancouver é parecida com a da Terra Nova, mas vejo Said The Whale com um tom mais alegre e menos vibrante, isso pode parecer pouco, mas faz bastante diferença. O som da banda é claramente um indie rock com pegadas do folk, do country e do pop. Não quero restringi-los a gêneros mas dar uma noção do que pode ser encontrado ao escutá-los.
Putz. Eu não tenho como não comparar Said The Whale com Hey Rosetta! pois quando descobri uma banda eu descobri a outra e desde então tenho escutado muito as duas, novamente vou relacioná-las ao dizer que Said The Whale me remete muito ao campo, como uma lenta viagem de barco em um grande lago canadense ou de um grupo de amigos passando um final de semana divertido no campo, talvez até colhendo algumas maças como no clipe de "The Light Is You", que você não pode deixar de ver.

A calmaria no barco, a estranheza da cidade e a diversão no parque.
Eles acabaram de ganhar Juno Award for New Group of the Year 2011, um importante prêmio no Canadá, mostrando que cada vez mais eles se solidificam em posição especial dentro do país e parecem compor uma nova leva de artistas junto com Hey Rosetta!, Two Hours Traffic, Sunset Rubdown, Hotkid e o mais badalado, Arcade Fire. Estes parecem assumir, aos poucos, um espaço privilegiado que pertence/pertencia a Feist, Avril Lavigne, Simple Plan, Nickelback, Metric, Broken Social Scene e Justin Bieber (este infelizmente), dentro da música canadense.


Assim como seus compatriotas do Hey Rosetta!, a banda de Vancouver apresenta belas capas de álbuns e EPs, que são bem trabalhadas e só deixam seu trabalho ainda mais interessante.


Ficha:
Said The Whale
Canadá
Indie Rock
2006-Presente
Músicas para ouvir: The Light Is You, A Cold Night Close To The End, Black Day In December, This City's a Mess, Holy Ontario, Curse of Currents, Goodnight Moon, This Winter I Retire.
Porque ouvir? Said The Whale é típico de um dia frio e com muito sol. É uma banda que traz diferentes elementos para suas músicas, algumas parecem cantigas de ninar (Goodnight Moon e Holy Ontario) e outras são entusiásticas (Black Day In December e This City's a Mess). É muito parecida com Hey Rosetta!, lembra o frio Canadá, os campos e as florestas mas também nos mostra uma alegria diferenciada com um tom, até certo ponto, infantil e despretensioso.

Site Oficial
Last.fm
Myspace
Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário