Severn Cullis-Suzuki (1979-) é uma ativista ambiental que desde cedo apareceu para o mundo, um vídeo seu tornou-se famoso na Internet, veja abaixo, ela diz tudo.
Passados quase 20 anos me pergunto o que mudou?
Hoje podemos perceber que o efeito estufa está relativamente controlado, ok, porém surgiram novos e desastrosos problemas, afetando principalmente regiões, alterando com o passar do tempo o clima e outras características em escala local e regional, o que afeta a vida das pessoas de forma muito mais acentuada. Há muito o que se falar sobre este assunto, mas não aqui neste post.
O discurso de Severn Suzuki com certeza ainda é muito recente e o mais legal é que ele acaba sendo relembrado e reciclado. Aqui eu trago um exemplo disso na música (lembrando Kraftwerk com Radioactivity). O DJ francês Laurent Wolf lançou em 2010 a faixa "2012: Not the end of the World", com o objetivo de retomar a fala de Severn e buscar um pensamento positivo para o caso, lembrando a todos que o mundo não acabará se fizermos algo. A seguir o vídeo da música eletrônica.
Severn discursou para o mundo em 1992, em um mundo arrecém saído da guerra fria. Para mim a fala dela marca (não o início) a discussão central do pós-guerra fria, os problemas de "saúde" do planeta, que permanecem até hoje como ponto importante das decisões de nosso planeta.
Cabe ressaltar que Severn é filha de David Suzuki (1936-), importante ativista ambiental mundial, que com certeza deve ter ensinado muito bem sua filha desde pequena. Isto acaba nos lembrando do papel da educação (na escola e em casa) na construção de um mundo "melhor".
Nenhum comentário:
Postar um comentário