30 de abril de 2011

A fala de Severn Suzuki ainda ecoa

Severn Cullis-Suzuki (1979-) é uma ativista ambiental que desde cedo apareceu para o mundo, um vídeo seu tornou-se famoso na Internet, veja abaixo, ela diz tudo.

Passados quase 20 anos me pergunto o que mudou?

Não digo que o discurso de Severn foi um fracasso, pelo contrário ele ao meu ver deve ser comparado com o de Martin Luther King como um dos maiores discursos da história, por retratar a realidade de sua época. Mas para mim, o que realmente mudou são os representantes dos países que lá estavam, eles não são mais os mesmos, muitos saíram dali e foram substituídos por outros, com mentalidades tão iguais quanto. Não sei ao certo se algum deles desempenhou um papel fundamental nessa questão, antes ou depois do sermão da garota, mas sentiria vergonha se fosse um deles e não tivesse feito nada para mudar após esse evento, ainda mais com meu rosto marcado na história para sempre. Creio que a mudança, seja ela qual for, não reside nos políticos, mas em ações políticas desempenhadas por qualquer um de nós.

Hoje podemos perceber que o efeito estufa está relativamente controlado, ok, porém surgiram novos e desastrosos problemas, afetando principalmente regiões, alterando com o passar do tempo o clima e outras características em escala local e regional, o que afeta a vida das pessoas de forma muito mais acentuada. Há muito o que se falar sobre este assunto, mas não aqui neste post.

O discurso de Severn Suzuki com certeza ainda é muito recente e o mais legal é que ele acaba sendo relembrado e reciclado. Aqui eu trago um exemplo disso na música (lembrando Kraftwerk com Radioactivity). O DJ francês Laurent Wolf lançou em 2010 a faixa "2012: Not the end of the World", com o objetivo de retomar a fala de Severn e buscar um pensamento positivo para o caso, lembrando a todos que o mundo não acabará se fizermos algo. A seguir o vídeo da música eletrônica.

Severn discursou para o mundo em 1992, em um mundo arrecém saído da guerra fria. Para mim a fala dela marca (não o início) a discussão central do pós-guerra fria, os problemas de "saúde" do planeta, que permanecem até hoje como ponto importante das decisões de nosso planeta.

Cabe ressaltar que Severn é filha de David Suzuki (1936-), importante ativista ambiental mundial, que com certeza deve ter ensinado muito bem sua filha desde pequena. Isto acaba nos lembrando do papel da educação (na escola e em casa) na construção de um mundo "melhor".

Nenhum comentário:

Postar um comentário