5 de março de 2012

Personagens esquecidos pela História: William Morris

Personagens esquecidos pela História trata de pessoas importantes para o mundo e que com o tempo foram sumindo dos holofotes, sendo substituídos por novos pensadores, criadores e, principalmente, celebridades. O personagem de hoje vai das origens do Marxismo até a fonte de inspiração dos The Inklings, o personagem de hoje é 

William Morris


William Morris nasceu próximo de Londres no longínquo ano de 1834 e veio a falecer em 1896. Seu foco laboral era relacionado a pintura de papéis de parede, mas foi na política e na escrita que deixou suas marcas mais importantes para as gerações futuras. Podemos dizer que se não fosse por ele, provavelmente muita coisa seria diferente, mas também não podemos cair nas possibilidades da História, portanto, retornaremos aos fatos.

As obras artísticas de Morris quase sempre traziam a natureza como elemento principal.

O objetivo de Morris sempre foi popularizar a arte, criando objetos bonitos e baratos. De família rica, ele estudou nos mais conceituados colégios e fez amizade profunda com o importante artista Dante Gabriel Rossetti. Morris junto com um amigo construíram a Red House, hoje um ponto turístico alternativo na imensa Londres.
Red House, arquitetura impecável, interior muito bem decorado e jardim inglês.

Ok... Ok... O cara fez algumas coisas legais, mas porque merece ser lembrado? Bem, pra começar ele foi vital para a importação das ideias socialistas na Inglaterra, possivelmente sem ele as coisas seriam mais difíceis. Ele é tão reconhecido por isso que o consagrado historiador Edward Palmer Thompson escreveu sua biografia intitulada de William Morris, de Romântico a Revolucionário. Morris ganha destaque no movimento ecossocialista também, sendo creditado muitas vezes como o autor primordial.

Jane Morris, mulher de William e que fazia um
triangulo amoroso com Dante Gabriel Rossetti,
amigo e autor deste quadro.

Para quem não se importa muito com essas coisas políticas, tenho algo que poderá mudar sua opinião sobre o quase esquecido Morris... Ele trabalhou em muitas traduções e trouxe muito material dos países nórdicos (e de outros também), além de escrever alguma coisa que outra sobre fantasia nórdica e sobre crenças e elementos culturais destes países, auxiliando a estabelecer parâmetros modernos para a fantasia medieval. Tempos mais tarde, C.S. Lewis, criador da série de livros As Crônicas de Nárnia, se baseou nos estudos e escritos de Morris e mais! J.R.R. Tolkien, criador dos Senhor dos Anéis, também foi amplamente influenciado pela obra dele e provavelmente não teria contato com fontes tão ricas sobre a cultura nórdica se não fosse o trabalho desempenhado por Morris, que deixou assim um legado para gerações de leitores e hoje de espectadores também.

A bela adormecida, por William Morris

Além disso Morris se preocupava muito com os patrimônios, principalmente arquitetônicos, sem falar que ele estava de acordo com o pensamento jovem da época, que via a natureza sendo subjugada pelo homem com suas indústrias e ferrovias. Morris tornou-se um dos grandes defensores do Mundo Natural e é constantemente relembrado por esta característica.

Mais informações sobre ele acessando o site da sociedade Morris: Clique aqui  e na exposição sobre sua vida Clicando Aqui.


6 comentários:

  1. Belo post João. Gostei muito!
    E teu blog tem um visual maravilhoso!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Farinatti! Tento me inspirar para deixá-lo cada vez melhor! :D

    ResponderExcluir
  3. O Thompson era mesmo atraído pelos românticos. Não li o livro que você refere, mas conheço "Os Românticos", excelente, que se concentra mais na construção da ideia de "povo" pelo E.P. Thompson.
    Esse interesse do Morris pela natureza e pelo "folclore" ou que chamaríamos hoje de raízes da cultura popular também é muito romântico. Se ajudou a criar a imagética do Tolkien, então, melhor ainda. Pena que ele não foi influenciado pela sensibilidade socialista do Morris...

    ResponderExcluir
  4. Também sou atraído pelos "Românticos", uma das ideias iniciais do blog era falar dessas coisas, da natureza, da fuga para ela... Tanto que a imagem de fundo é uma pintura do Thomas Cole, um dos grandes pintores naturalistas/românticos do século XIX. Gosto muito desse período da História, principalmente dessas pessoas que pensavam de forma mais romântica e viam a natureza com olhos bem diferentes do que se via até então pelo "mundo ocidental".

    E realmente... Tolkien não seguiu essa linha socialista mesmo.
    Obrigado pelos seus comentários que só vieram a somar!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo Blog, João Davi. Os românticos são um dos meus temas favoritos de estudo no XIX e de leitura em literatura fantástica. Muitíssimo interessante seu post sobre Morris, bem como o visual do blog. Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Agradeço o comentário Nikelen! Abraços. :)

    ResponderExcluir