7 de novembro de 2011

Marie Curie



Hoje seria aniversário da Madame Curie (144 anos), nascida Marya tornou-se Marie na França, onde atuou. Descobriu elementos químicos; contribuiu nos estudos sobre a radioatividade; foi uma Dreyfusard; nasceu pobre e morreu pobre; ativista e símbolo do movimento feminino; foi mãe, esposa e heroína; trabalhou duro; enfrentou perdas, conquistou ganhos; Foi agraciada o Nobel duas vezes, a primeira pessoa a conseguir tal façanha e uma das únicas a ganhá-lo em duas categorias (física-química), sendo a primeira mulher a ganhar tal prêmio; era uma das únicas mulheres na academia e a mais expressiva de sua época; foi professora, governanta, aluna dedicada, professora universitária e enfermeira (durante a primeira guerra); Amou e foi amada.


Morreu devido a exposição a radioatividade, morreu por causa de seu trabalho.


Se a História fosse feita de Grandes Personalidades, Maria Curie deveria ser uma delas.


Marie e seu grande amor, Pierre

Diário de Marie Curie, sobre a perda de Pierre


"Pusemos-te no caixão sábado de manhã e fui sustentando tua cabeça. Depusemos os últimos beijos no teu rosto frio. Algumas pervincas foram para o caixão e também o teu retrato que tanto amavas... A estudantezinha tão ajuizada. Era o retrato que devia acompanhar-te ao túmulo, o retrato daquela que teve a felicidade de te agradar o bastante para que lhe oferecesse um lugar em tua vida, quando ainda tão pouco me conhecias. Muitas vezes me dizias que fora este o único momento em tua vida, que agiste sem a menor hesitação, com a absoluta convicção de estar certo. Meu Pierre. Creio que não te enganaste. A nossa união era inevitável.
Atulham a cova. Flores por cima. Tudo terminado. Pierre dorme na terra o sono derradeiro. É o fim de tudo, de tudo, de tudo..."



Kraftwerk sempre presente não?


Nenhum comentário:

Postar um comentário