15 de julho de 2011

Florestas e Homens

O Dia da Árvore é só em 21 de Setembro, mas nada como ver um belo documentário todos os dias!


Este vídeo foi criado para divulgar o Ano Internacional das Árvores e tem autoria da Goodplanet e da ONU. É com certeza um belo vídeo que mostra a situação das nossas florestas de modo claro e tocante, uma pena não ter mais imagens gravadas do solo, ai sim mostraria as florestas como as enxergamos e não do modo como foi feito... Distante. Mas mesmo assim é um belo trabalho de Yann Arthus-Bertrand e Isabelle Delanoy, diretor e roteirista do filme Home,  um dos mais citados ao tratar desta questão.

Já li comentários que classificam o filme como "Terror não científico". Engraçado, mas sem deixar de ter um fundo de verdade. Porém este tipo de comentário sempre acaba me trazendo uma preocupação, que já ouvi  de alguns a cerca do tema, pois nós esperamos pessoas má intencionadas que possam jogar com essa imagem criada de desespero e fim dos tempos. De que modo? Influenciando as pessoas a seguir suas ordens ou será o fim de tudo, em uma perspectiva política muito pautada em Thomas Hobbes. O que isso quer dizer? Que estamos em um mundo ferrado, que só nos trás desesperanças e temores, ai vem um político mal intencionado e se utiliza de um discurso para mostrar o caos de nossa sociedade, forçando as pessoas a escolherem ele como o salvador do mundo, deu para entender melhor agora? (Espero que os jogadores do meu grupo de RPG não leiam isso!)


Mesmo com essa ressalva, acredito, assim como muitos, que este pequeno curta deve ser passado nas escolas, não concordam? Ou será que este tema deve ser escanteado nos próximos anos? Ou ele ainda é o tema deste século? E sendo assim deve ser amplamente discutido, não é?

Link do vídeo em uma qualidade melhor, no site Vimeo: http://vimeo.com/21106516

Nenhum comentário:

Postar um comentário