21 de abril de 2011

Theaudience

Theaudience foi uma banda inglesa de britpop que durou pouco tempo durante a década de 1990. Ela reúne duas características que gosto muito: vocal feminino e mudança de ritmo. Além de contar com a encantadora Sophie Ellis-Bextor nos vocais.
A banda surgiu a partir de uma aposta e logo estaria completa, contando com uma jóia que daria um toque especial a banda, era Sophie Ellis-Bextor, a jovem filha de Robin Bextor, importante diretor e produtor inglês. Porém a banda não alcançou muito sucesso, chegando a fazer certo barulho dentro do país e recebendo diferentes opiniões pela crítica. Hoje é mais lembrada por ser o início da carreira de Sophie, que logo começaria seu trabalho solo lançando as clássicas "Murder On The DanceFloor" e "Get Over You" que a alavancariam para o sucesso mundial perdurado até hoje, principalmente na Europa. Atualmente ela está prestes a lançar seu novo álbum intitulado "Make a Scene".


Mas voltando a banda, Theaudience é um grupo que representa muito os anos 90 e você sente a nostalgia ao escutá-los, mesmo que nunca os tenha ouvido. Suas músicas são bem diversificadas, sendo influenciadas por diversos movimentos musicais sem deixar a pegada pop que tanto marcou os anos 90 com o Britpop, a banda definitivamente não deve ser catalogada com apenas uma definição. 
A seguir dois vídeos que mostram um Theaudience mais sombrio e outro que apresenta a banda com um tom infantil e descontraído.
A banda depois de escutada algumas vezes torna-se interessante, o que dificulta a audição do único álbum lançado por eles é a seqüência de canções, que ficou pessimamente dividida, pois as músicas calmas e agitadas estão dividas não dando unidade ao Cd. As faixas tem inúmeros elementos que as tornam bem diferentes uma da outra, sem deixar de ter a marca da banda por trás de todas.

How's that for a journey? 
É ótima a viagem que podemos fazer ao ouvir a calma "How's That?" e ver elementos que pelo menos a mim lembram alguma coisa indiana, brasileira ou no mínimo exótica, presente em sua extensa parte instrumental. O tom de mpb em "A Pessimist Is Never Disappointed" e os sons diferentes em "Keep in Touch" devem ser apreciados. Não deixe de ouvir primeiro "Shoebox Song" que resume a banda em uma única canção, nela está presente o que você poderá esperar do restante das músicas.

Eu definitivamente gosto muito de Sophie Ellis-Bextor, para mim uma das mulheres mais bonitas do mundo e dona de uma das melhores vozes também, ela é relativamente famosa mas não busca ser extravagante ou fútil, com sua certa timidez ela conquista todos aos poucos. Theaudience deveria ser ressuscitado nesta onda de volta aos anos 90, mesmo porque Sophie não demonstra toda sua qualidade musical em seu projeto solo, isto ao meu ver, principalmente por ela não ser uma exímia dançarina o que definitivamente a prejudica em seu trabalho totalmente voltado ao Dance e ao Pop. 

Fica um apelo jogado na escuridão para que um dia eles retornem!

Ficha:
Theaudience
Inglaterra
Britpop
1996-1999
Músicas para ouvir: Shoebox Song, A Pessimist Is Never Disappointed, Keep In Touch, How's That?, I Got the Wherewithal.
Porque ouvir? Muito mais do que apenas a banda em que Sophie Ellis-Bextor iniciou, Theaudience é uma banda competente bem característica da década de 1990. Suas canções apresentam características bem exclusivas e tem toques bem diferenciados fazendo de suas músicas verdadeiras jóias preciosas com a bela Sophie puxando o espetáculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário