3 de abril de 2011

Hey Rosetta!

Seguindo a lógica do último post venho apresentar aqui a banda canadense Hey Rosetta!

Sendo um pouco tradicional vamos começar taxando seu estilo musical, que é claramente o indie rock, mas eles não ficam apenas nisso, pois incorporam muito bem instrumentos orquestrais como piano, violino e violocello em suas canções. Estas combinam perfeitamente com o local de onde vem, a grande ilha de Newfoundland que possui quase 500.000 hab. e tem um clima frio típico do nordeste canadense. Hey Rosetta! me remete muito ao campo - talvez por ser canadense e isso geralmente me lembrar extensas áreas rurais e florestais - e realmente transparece a idéia de ser uma banda formada por pessoas talentosas que vivem em uma pequena cidade afastada dos grandes centros, mas que mesmo assim se dedicam aquilo que gostam. Até aqui a banda torna-se interessante por si só, mas ela continua a demonstrar cada vez mais qualidades, pois não abandona suas raízes, como podemos ver no seu mais novo clipe (dirigido pelo ótimo Noah Pink).


 Seeds é o nome do terceiro e novo álbum deles, um projeto muito mais maduro que os outros dois e que poderá assegurar um lugar para a banda dentre as principais do cenário canadense atual. A energética faixa "Welcome" parece ser o carro chefe do álbum que conta ainda com a presença de uma diversidade musical bem grande tornando o álbum pouco repetitivo apesar da sempre presente fórmula que eles tanto utilizaram em "Into Your Lungs", de 2008.


Esta fórmula ainda utilizada no mais recente lançamento é brilhante e a banda a executa muito bem, funcionando mais ou menos da seguinte forma: a música começa calma, bem parada em um tom quase depressivo, até uma reviravolta que a enche de energia e dá um tom épico a canção. "Parson Brown" e "Yer Fall" são os exemplos desta fórmula neste álbum, mas "Holy Shit" e "Tired Eyes" do segundo álbum são os exemplos clássicos para perceber isso.

Uma das qualidades da banda é a presença no palco, sempre executando canções ao vivo com a mesma qualidade presente nas gravações de Cd, mesmo que a faixa exija emoção e sentimentalismo ou uma energia descomunal (que geralmente acaba por apresentar esses dois extremos). A banda inteira se entrega em suas apresentações, como se aquele fosse o último momento ou a unica oportunidade de se mostrar o belo trabalho que criaram.

Outro detalhe interessante é o trabalho realizado com as capas dos álbuns, singles e shows, uma amostra está logo ai embaixo.





Meu clipe preferido

Ficha:
Hey Rosetta!
Canadá
Indie Rock
2005-Presente
Músicas para ouvir: Into The Night, New Goodbye, Black Heart, Tired Eyes, Holy Shit, Death is Quick, Who is at my Window Weeping?, Red Song, Welcome, Yer Spring, Yer Fall e Parson Brown.
Porque ouvir? Pois Hey Rosetta! faz hinos para serem não apenas ouvidos, mas exaustivamente apreciados, a banda é vibrante, nostálgica, melancólica e sempre se mostra entregue ao representar suas músicas que a 
cada audição mostram-se mais complexas e apaixonantes.


Site Oficial
Last.fm
Myspace
Wikipedia


2 comentários: