16 de outubro de 2011

Viajando com o Google Maps #1 - Oderzo

Um dos meus passatempos favoritos é "viajar" usando o Google Maps (é muito tosco, mas eu gosto), pensando nisso eu resolvi postar alguns lugares legais que já encontrei por ai.
Hoje iremos viajar, com a ajuda do Google Maps, para um local um pouco distante daqui, mas muito especial. É Oderzo!


Mas porque Oderzo? E melhor! O que diabos é Oderzo?

Bem... Oderzo é uma pequena cidade italiana com pouco mais de 20.000 habitantes (tipo Camobi!), ela se encontra próxima de cidades maiores do nordeste da Itália como Treviso, Udine e Veneza, esta última todos devem ter ouvido falar né?

Localização de Oderzo, no nordeste da Itália, próximo da Eslovênia e Croácia.  Não dá  para ver direito, mas foda-se.

Meu interesse para com Oderzo surgiu a partir de uma informação de que minha família havia vindo de lá, na virada do século XIX para o XX. Ainda irei verificar a fiabilidade dessa informação, mas por enquanto fico imaginando meus antepassados passeando pelas ruas dessa antiga cidade.

Sede da U.S.O. - Unione Sportiva Opitergiana, time de futebol da 5ª Divisão italiana.  Estrutura melhor que  muito time brasileiro.

Travessa "Cesare Battisti", olha que nome polêmico para tão bela rua.


Região central.


Interior da cidade, predominância de parreiras.

Bucólico.
Oderzo foi um importante entreposto comercial durante o Império Romano, já que se localiza em uma região estratégica próxima de grandes cidades. Mas foi apenas no período 1945-1993 que a cidade ganha força econômica e atrai uma população muito grande vinda do sul italiano. Agora a cidade me parece um lugar pacato e muito estável economicamente, dentro dos padrões atuais da Itália. A cidade foi anexada pelo Reino da Itália em 1866 e teve passagens importantes durante a república fascista de Saló, em que grupos revolucionários massacraram mais de 100 partidários fascistas.

O cemitério de Oderzo é um local que ainda irei visitar, e enquanto isso ainda não ocorre... Nada melhor que dar uma olhadinha pelo Google Maps!



Nenhum comentário:

Postar um comentário