26 de maio de 2011

Lamb - 5

O que pode mudar em 8 anos? Este é o período de tempo entre os álbuns "Between Darkness and Wonder" e "5". Será que muita coisa mudou para o Lamb? 


Lou e Andy
Lamb é uma banda inglesa de trip-hop da cidade de Manchester. Nascida em 1996 no cenário do trip-hop inglês que ia ganhando popularidade com álbuns de bandas como Massive Attack (1991) e Portishead (1994). É mais restritamente um duo, formado pela vocal Lou Rhodes e o instrumentalista Andy Barlow.
A banda sempre fez sucesso em seu país e um sucesso mais estrondoso em Portugal (Tem muito site português falando da banda e no Festival Marés Vivas 2009 eles enlouqueceram a multidão!) e agora tenta emplacar novos singles para se re-inserir no mercado mundial de música. Talvez este não seja exatamente o desejo deles que sempre figuraram em um cenário mais underground com as canções "Gabriel" e "Gorecki". Eles chegaram a estar entre os mais escutados de Portugal em 2001 e também sempre marcaram presença na Inglaterra, mas por algum motivo desconhecido não atingiram sucesso em outros locais, acho que o estilo Trip-Hop não agrada tanto quanto um Pop ou coisa genérica produzida aos montes nos Estados Unidos. 

Vocês chegaram a perceber como as bandas dos anos 90 estão voltando? E Lamb retorna junto com outras do mesmo estilo, como é o caso do Morcheeba. Poderemos voltar a ouvir algo novo da voz melodiosa (e algumas vezes um pouco irritante) de Lou Rhodes misturada as experiências eletrônicas criadas por Andy, com uma pitada de elementos de Jazz e um estilo futurista presente em cada ruído.
As influências da banda variam incrivelmente, desde budismo até cyberpunk.
Vai dizer que essa foto não é legal!
Lamb hoje!
Lou Rhodes já anunciou em entrevistas que o álbum "Five" remete muito ao início da banda, de um período em que eles não possuíam muito rumo ou horizontes. Creio que o álbum também sofreu influências da vida de Lou, que se mudou da organizada Londres para o interior, no campo inglês (inveja). E parece que os conflitos de idéias entre os dois finalmente encontrou seu término, é assim que esperam os fãs. 

Lamb ressurge muito parecido com o que era antes.
Agora vamos a música! A que se destaca mais, ao meu ver, é "Build a Fire", com sons agradáveis e uma voz suave em seu início, a música logo ganha um tom militar ao introduzir uma espécie de tambor e assim vai até ganhar ares épicos e empolgantes. "Another Language" que parece ser o carro chefe do Cd merecia um clipe melhor trabalhado, ainda mais pois mostra toda a mistura de sons e efeitos combinados com a voz surreal de sua vocalista. "Butterfly Effect" é cheia de efeitos e sinceramente... Eu já ouvi algo assim antes! "Rounds" é uma balada muito bonintinha, "She Walks" não foge muito do estilo mas possui um toque mais característico da dupla. "Last Night The Sky" começa forte mas ela seria mais bacana com elementos árabes ou algo desse tipo, como o 3-11 Porter faz em "The Loneliest Night On Earth". "Back to Beginning" (com vocais melancólicos de Damien Rice) parece nos mostrar que no fim tudo foi uma volta para as origens da banda.

5 é um álbum bom. Não é esplêndido. Porém serve para um recomeço. E que seja um bom recomeço!



Nenhum comentário:

Postar um comentário