2 de agosto de 2012

1001 Maravilhas Naturais para ver antes de morrer

Após ter lido bons pedaços do 1001 Discos e uma crítica positiva ao 1001 Filmes, eu fiquei entusiasmado com a série da editora Sextante que traz 1001 filmes, discos, vinhos, lugares e comidas que você deve ver, ouvir, visitar, provar antes de morrer. Além destes tem um livro que fala do 1001 dias mais importantes para a História. Todos os livros parecem muito interessantes, eu acabei demonstrando meu interesse pela série e ganhei um de presente. :)

Lago Moraine, Canadá

Porém... 1001 Maravilhas Naturais para ver antes de morrer foi uma das maiores decepções que tive com um livro, veja cinco motivos:

1º. O Livro tem 960 páginas, é muito pesado! 
Tu não pode levá-lo a qualquer lugar para ficar lendo, nem para a cama antes de ir dormir.

2º. O Livro traz poucas ilustrações. 
Não me interessa saber que o Western Brook Pond é um desfiladeiro, se eu tiver que ir toda hora no Google ver algumas imagens, pois elas não estão no livro.

3º. A lista é muito mal feita.
Os Estados Unidos tem cerca de 100 lugares listados (10% do livro), isso é um estimativa, pois me perdi contando. Claro que este país tem muitos lugares fantásticos, principalmente devido a sua grande extensão de terra e ocupação de zonas bem diferentes do ponto de vista climatológico, geológico, etc. Temos na lista uma grande quantidade de lugares da África do Sul, Austrália, China, Espanha, França e Tailândia. O Brasil conta com apenas 19 lugares e alguns são muito abrangentes como "Mata Atlântica" e "Floresta Inundada", lugares como o Pampa (que está relacionado apenas a Argentina) e o Cânion do Itaimbezinho, nem estão perto da lista.
Cânion do Itaimbezinho

Países que não estão na lista ou apresentam pouquíssimos locais são a Lituânia, Polônia, Alemanha, Finlândia, Itália, Japão, México, Rússia e outros. Uma análise mais profunda dessa lista mostrará certos interesses de quem escreveu e financiou o livro.

4º Os mapas não são didáticos.
Os pequenos mapas em cada página não apresentam a informação da melhor forma. Ao fazer o recorte de todo o continente, alguns pontos ficam muito pequenos e em locais confusos, principalmente para países pequenos como Irlanda do Norte, Costa Rica, Áustria, etc. Uma alternativa seria mostrar o mapa do país/países em que o local está, melhorando a visualização.

5º O Texto traz informações tediosas e rasas.
"Ellesmere é uma vasta ilha deserta - a décima maior ilha do mundo, ..., Na extremidade norte da ilha fica Cape Columbia, a meros 800km do pólo Norte. Seu ponto mais alto é o cume do monte Barbeau, 2.616m acima do nível do mar. Fiordes profundos, como o fiorde Archer, recortam sua costa. Lá os penhascos mergulham 700m para baixo num mar turbulento."
Ilha Ellesmere
Todas essas informações de "A maior", "Com 6402932 metros de altura", "distante 22832km de Alegrete", só enchem o saco e muitas vezes não dizem absolutamente nada. O que deveria ter mais são descrições destes lugares, argumentos para estarem na lista, importância histórica, ambiental e cultural, aparições em obras de arte, cinema, etc.


1001 Maravilhas Naturais

Lançamento: 2009
Autor: Michael Bright (editor geral)
Conceito: Péssimo! Não compre, procure a lista na internet e leia a wikipédia e outros sites. Este livro está com a qualidade muito aquém ao resto da série (se comparado com o 1001 discos, esse vale a pena)

Quem gosta de paisagens e se preocupa com esses assuntos não ficará nenhum pouco contente com esse trambolho. Ainda procuro serventia para tamanho desperdício de papel, será que fica bom como peso de porta (o meu quebrou)?


Nenhum comentário:

Postar um comentário