22 de janeiro de 2012

Descobertas musicais de início de ano

Algumas promessas do mundo da música em 2011 e 2012 que gostei e estou a fim de compartilhar. Vale a pena ouvir todos e apreciá-los. Lembrando que provavelmente eles farão muito sucesso nos anos que virão, seja do lado underground ou do lado mais comercial do ramo. Quem sabe um deles não será uma boa surpresa para seu ouvido?


Lianne La Havas
Essa é para aqueles que preferem uma música mais calma e romântica. Lianne entrou no Sound of 2012, lista elaborada pela BBC que elege 15 revelações para o ano. Apesar de não ganhar ela foi minha favorita. Ela tem uma voz encantadora que combinam com suas músicas relaxantes. Caso não goste desse tipo de música escute Forget, música recém lançada e que tem uma pedida mais alegre e dançante. Uma coisa é certa, Lianne está sendo bem assessorada e já mudou um pouco desde a sua indicação ao Sound of 2012.
6.370 ouvintes no Last.Fm

Azealia Banks
Ela também fez parte do Sound of 2012, era a favorita mas emplacou o terceiro lugar apenas, diferente de Lianne tem um apelo comercial bem maior. Azealia tem o estilo da periferia de Nova York, une o hip-hop com a música eletrônica, usa e abusa de diversas gírias e tem beleza, o que faz com que sua música mais famosa tenha tudo para estourar em festas mundo afora. Além disso faz polêmica ao abordar a liberação sexual feminina. A parte dos 1:46-2:33 é excelente! 
18.741 ouvintes no Last.fm

Low Roar
Esse islandês pode ser encaixado entre Radiohead e Sigur Ros, e quem gosta de alguma dessas bandas deve ficar de olho nele. A música que ele faz é um triste Folk misturado com Ambient, a voz dele na música abaixo combina demais com a parte instrumental. Pena que ele provavelmente vai ficar de fora do quadro musical mais popular. Ficou em 6º de revelação mundial do Folk pelo Last.fm.
3.025 ouvintes no Last.Fm

Mirel Wagner
De origem etíope e crescida na Finlândia, Mirel é interessante só por mostrar o talento escandinavo em gêneros musicais que não sejam o metal e representar os negros que vivem lá. Cantando praticamente uma marcha fúnebre, Mirel ganhou notoriedade com sua canção No Death que une uma música minimalista com sua voz profunda e intensa. Ficou em 5º lugar na revelação Folk mundial pelo Last.fm.
3.574 ouvintes no Last.fm

Release the Sunbird
A maior revelação da música folk no ano de 2011 segundo o Last.Fm. Eles são bem mais alegres que Mirel e Low Roar, o que pode propiciar mais público. O duo que tem origem na banda Rogue Wave lembram um pouco Marketa e Glen Hansard. Para o projeto paralelo eles montaram um clipe muito bonito, que dá vontade de estar lá apreciando as belas paisagens com a agradável trilha sonora executada por eles.
8.370 ouvintes no Last.fm


Cut Copy
Descobri jogando FIFA12, mas parece que o mundo já havia descoberto antes, ficou em 39º na lista que reúne os artistas mais escutados pelo Last.Fm em 2011. Os australianos do Cut Copy fazem um indietronic que contagia e tem força. Já estão a muito tempo fazendo música, por isso nem dá para dizer que são promessas, mas com seu terceiro álbum ganharam ainda mais notoriedade. Dá vontade de cantar junto com eles na música a baixo e por isso trouxe eles até aqui!
843.337 ouvintes no Last.fm

20 de janeiro de 2012

Pena, eu não sei nadar

Hoje eu trago uma letra que é muito interessante e pode gerar alguns questionamentos para todos nós. Quem canta é a sensação da música inglesa Laura Marling, o nome da música é Alas I Cannot Swim (Pena, eu não sei nadar), que conta a história de uma garota que não consegue atravessar um rio, este é uma metáfora a diversos obstáculos que aparecem para nós, ou que nós mesmos criamos. A última parte da música é brilhante como ouro!

Clique aqui para ver o vídeo com a música e uma bela animação.

Alas I Cannot Swin
Há uma casa do outro lado do rio, mas que pena, eu não sei nadar.
E um jardim de tamanha beleza que as flores parecem sorrir.
Há uma casa do outro lado do rio, mas que pena, eu não sei nadar.
Eu vou viver minha vida arrependida por nunca ter pulado.

Há um garoto do outro lado do rio com um cabelo preto curto e enrolado.
Ele quer ser meu amor, e eu quero ser seu par.
Há um garoto do outro lado do rio, mas que pena, eu não sei nadar.
E eu nunca vou poder colocar meus braços ao seu redor.

Há uma vida do outro lado do rio que era para ser minha,
Em vez disso, eu vivo minha vida em constante infelicidade.
Há uma vida do outro lado do rio, mas eu não vejo
Porque eu deveria agradar aqueles que nunca estarão satisfeitos

Há ouro do outro lado do rio, mas eu não quero nenhum
Ouro é efêmero, ouro é instável, ouro é diversão.
Há ouro do outro lado do rio, mas eu não quero nenhum
Eu preferia estar seca do que rendida por uma arma dourada
Que diz: "Trabalhe mais, ganhe mais, viva mais, divirta-se mais"

Para saber mais sobre Laura Marling, acesse o post que falei sobre ela clicando aqui.

13 de janeiro de 2012

Coincidências Musicais

Seriam apenas coincidências musicais ou algo a mais, tipo plágio?
Confira 3 exemplos de que as músicas mais exóticas possíveis são um tanto quanto semelhantes. Tem indiano parecido com o clássico da música alemã; Brasileira parecendo trilha sonora de filme B e indies suecos semelhantes aos sertanejos brasileiros. É pra lá de curioso e bizarro.

Tunak Tunak Tun (Daler Mehndi) vs. Pocket Calculator (Kraftwerk - versão de 1991)
Quando é parecido? 0:31-0:46 & 0:19-0:33




Sticky Dough (Wanessa Camargo) vs. Supernova Girl (Protozoa - do filme Zenon)
Quando é parecido? 1:01-1:09 & 1:03-1:20



Western Hospitality (Club 8) vs. Eu falo sério (Não sei quem canta originalmente essa música)
Quando é parecido? 0:09-3:56 & 0:02-3:06



Agradecimento especial ao Alfredo, Rafael e Thales por terem descoberto a última e mais assustadora semelhança.

11 de janeiro de 2012

Gata

Eu tinha cerca de 10 anos, as datas nunca foram precisas. Ela meio que apareceu do nada. Foi durante um aniversário da minha mãe, atraída pela boa conversa ou então pelo cheiro do churrasco, aquela esfomeada criatura surgia do meio das sombras para trazer luz a minha vida.
Eu até então só tinha tido cachorros, ótimos companheiros, mas nunca tinha tido contato com um gato. E ela lançou a magia em mim, ficou no meio da festa, no meio de gente desconhecida e de dois pirralhos que não queriam largá-la. Nos outros anos dificilmente ela fez algo parecido, era quieta, ameaçadora e administrava bem seu território. Parecia que não comemorávamos o aniversário, mas sim a chegada dela. O filho da amiga da minha mãe queria levá-la, mas não a levou. Minha mãe também não a queria, ou pelo menos não mostrou muita vontade, na verdade não me recordo bem. Porém a gata foi persistente, voltou constantemente para nossa casa nos dias, semanas, meses seguintes.
A primeira vez que veio para casa.
Ela havia sido do meu primo, que é meu vizinho, mas viveu boa parte do tempo na rua e assim estava a mais de um ano. Porém ela achou algo na gente... Ela nos escolheu.
Começou a visitar nossa casa para comer, mas nunca ficava muito. Ai veio a primeira ninhada, 4 criaturinhas parecidas com elas, ficamos com um, o Tigrão. 
Tigrão permaneceu conosco, mas nosso pai não queria que tivéssemos "gatos pestiados", e nos deu um gato siamês, o Mimoso. Assim a Gata -somos criativos para nomes- foi a porta de entrada para um novo mundo animal na minha casa. Tigrão e Mimoso viveram sua infância juntos, cresceram juntos e aprontaram muito, até que um dia Tigrão nunca mais apareceu. Eu tinha 12 anos.
Dois presentes que a Gata nos proporcionou
Um pouco tempo depois compramos o Fofo, uma bola cinza de pelo persa. A Gata continuava vindo se alimentar, mas nunca dormia aqui em casa, podia estar chovendo ou fazendo muito frio, não importava, ela preferia a liberdade das ruas ou então preferia não viver perto do meu pai, que a essa altura odiava qualquer animal que tivéssemos. Apesar de ficar pouco tempo em casa ou no pátio ela sempre mandou nos outros gatos e mesmo nos cachorros, tinha um espírito de soberana e não deixava que nenhum se aproximasse.
Ai vieram a segunda e terceira ninhada e enfim a castração.
Enquanto o tempo ia passando e eu ia vendo minha infância ficar para trás, a Gata estava por ali e por aqui, ficava tempos sem aparecer, mas sempre voltava. No ano passado ela apareceu com uma ferida no nariz, algum tempo depois descobrimos que não se tratava de uma briga, mas sim de um câncer. A partir dali ela não nos largou mais, passou a dormir em casa e sair de dia.
Depois era todo o tempo nos acompanhando, quando estava mais disposta ela saia e ficava alguns dias fora, sabe-se lá onde. Mesmo assim ela sempre esteve relativamente bem. 
Porém nos últimos dias estava com mais pus, sangue e um grande buraco na cara, que fedia e fazia barulho quando ela respirava. Estava sendo difícil até comer e cada vez mais o tumor se aproximava dos seus lindos olhos amarelados. Ela foi ficando mais quietinha e menos grudada na gente. Os últimos dias de intenso calor a afastaram do meu quarto e da minha cama que tanto a confortou no inverno.
Meu raio de luz estava esvaecendo e precisávamos aliviar seu sofrimento, não foi fácil... Arrastamos a decisão de sacrificá-la o máximo que podemos, nossa casa e rotina já estava um pouco alterada para cuidar dela e agora é estranho ver a sala sem suas cobertas, comida e água... E claro, sem ela.
Os pelos caindo por causa do calor, a respiração afetada, as patinhas bem brancas... Assim ela estava no último dia. Sentirei imensas saudades dela, que foi minha amiga, minha confidente e minha protetora durante longos anos, os mais alegres e duros anos, os da adolescência. Sentirei saudade de seus miados estridentes, dela correndo quando ouvia minha voz, de suas garras perfurando minha pele para um gerar um colo mais macio ao seu reconfortante sono diante do computador.
Ela vai nos perdoar por termos a levado para a morte mais cedo, assim eu espero. Logo nos encotraremos novamente e enquanto isso não ocorre continuarei a procurando pelos seus cantos favoritos, onde ela buscava apenas um lugar ao sol.


Eu só queria desabafar e contar um pouco sobre esse grande ser que me acompanhou e que tanto me modificou, não queria deixá-la sem voz, silenciada para sempre. Desculpem qualquer coisa. Agradeço a minha mãe e minha irmã que muito mais fortes que eu cuidaram tão bem dela e me propiciaram uma das ações mais corretas e bonitas que tive, cuidar de um animal de rua.

"Nós deixamos eles entrarem. Acabamos com as pulgas e os carrapatos. Damos comida. Levamos ao Veterinário. Pagamos a vacina e - humilhação após humilhação - mandamos, então, castrar ou esterilizar. E eles ficam conosco, por alguns meses, ou por um ano, ou para sempre."
Neil Gaiman, o Preço.


7 de janeiro de 2012

Melhores do Ano 2011 #03

Segunda parte da "premiação", saiba mais sobre clicando aqui e veja minhas escolhas musicais clicando aqui

Top Filme:
Blue Valentine
A Onda
Harry Potter e as Relíquias da Morte - parte II
Harry Potter e o Enigma do Príncipe
Gran Torino

Menções Honrosas:
Valsa Com Bashir
Harry Potter e as Relíquias da Morte - parte I
Metropolis
Ponto de Mutação
Sonhos Tropicais
Última Parada 174
Quem quer ser um Milionário?
Harry Potter e a Ordem da Fênix
O Curioso Caso de Benjamin Button
Controle Absoluto
Onde os Fracos não tem vez
A Revolução dos Cocos
Companhia de Lobos

Top Curtas:
A Casa de Pequenos Cubinhos
Invention of Love
Os Segredos dos Cinco Furiosos
A Pequena Vendedora de Fósforos
Out of Sight

Menções Honrosas:
Welcome to Hoxford
Lavatory-Lovestory
O Assassino Terrivelmente Lento Com a Arma Extremamente Ineficiente
French Roast
Vincent

Top Livro:
Harry Potter e o Enigma do Príncipe
Harry Potter e as Relíquias da Morte
O Homem o Mundo Natural
História Ambiental Paulista
O Grande Gatsby

Top Jogos em Flash:
Canary
Coma
Warlight
Pokémon Tower Defense
Cyclomaniacs 2
Canary: o mais criativo.

Coma: boa história e visualmente belo.

Warlight: Muitos mapas!
Dois clássicos juntos!

Cyclomaniacs: 2ª versão do famoso jogo mantém a qualidade.

Menções Honrosas:
Steamlands
Wormfood
Skinny
Hold Your Life
Steamlands: mecânica de jogo ruim, mas ótima ideia e referência.

Skinny: mesmos criadores de Coma, mas não achei tão brilhante quanto.

Top HQ:
Leões de Bagdá
Scott Pilgrim vs. The World
Exilados
Tudo que você quis saber sobre sonhos e nunca teve coragem de perguntar
Era do X
Desenho impecável e roteiro do mestre Brian K. Vaughan! Imperdível.


Top Série:
The 4400
Grimm
Misfits
Walking Dead

Top Game:
Bloodlines
FreeCol
FIFA 12
Left4Dead 2
Pokémon SoulSilver
Bloodlines: trazendo a magia do RPG aos jogos.
Pokémon SoulSilver: Releitura da minha infância jogando Silver.

Tem muita coisa ai que vou me arrepender de ter colocado, mas agora vai assim mesmo. Até o final de 2012! :)